top of page
Foto do escritorThaísa Cavalcanti

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) - O que é e como lidar?


Thaisa Cavalcanti Psicoterapia Infantil e Adolescente Orientação Parental Transtornos na Infância Psicologia Psicóloga Brasília Águas Claras Distrito Federal DF
FOTO: GPOINSTUDIO

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por uma desorganização, desatenção extrema, comportamento impulsivo e inquietude da pessoa. Geralmente esses sintomas se manifestam antes dos sete anos de idade.


Muitas vezes os pais tendem a brigar com o filho que expressa "comportamentos desagradáveis", mas não entendem que eles não conseguem controlá-los, confundindo facilmente com má criação, manha, medo ou ansiedade. Por isso é tão importante fazer um diagnóstico livre de preconceitos.


Vou levantar aqui alguns sinais típicos da hiperatividade, mas preste muita atenção, estes sintomas não se limitam apenas ao TDAH, há outros fatores que só estão presentes em um diagnóstico completo.


1) Desempenho escolar: é importante não ficar de olho apenas na queda súbita do desempenho da criança na escola. Se ela nunca teve uma performance como a dos outros coleguinhas da turma, os pais precisam compreender suas limitações e dificuldades.


2) Desatenção: a criança se distrai com facilidade? Não apenas na hora de fazer as tarefas da escola ou os afazeres domésticos simples, mas ela também simplesmente para de te ouvir para ocupar a mente com qualquer outra coisa?


3) Agitação incontrolável: quem é hiperativo não consegue ficar quieto, a criança fica sempre correndo, mexendo nos objetos ao seu redor e fala sem parar. Ela sempre tenta se ocupar com algo.


4) Tagarelice: a criança não para de falar e interrompe conversas alheias com frequência. E isso acontece porque ela tenta verbalizar seus pensamentos para que ela mesma consiga compreendê-los.


5) Distração: a criança tende a perder um pouco da percepção do ambiente e pode quebrar ou derrubar objetos por acidente com frequência.



6) Dificuldade em compreender instruções: a criança não consegue compreender a totalidade do que foi dito nem da segunda ou terceira vez que você fala.


7) Ansiedade: como não consegue se acalmar a criança se atravessa nas brincadeiras, responde às perguntas dos professores direcionadas aos outros colegas e não aguenta esperar por sua vez em filas.


8) Impulsividade: é o sintoma mais perigoso, porque ela não consegue pensar nas consequências de suas ações. Brincadeiras fora de controle podem causar machucados.


Fique de olho no seu baixinho/baixinha e se ficar na dúvida a resposta vai estar sempre no diagnóstico completo!


Dicas para lidar com o TDAH:


1) Estabelecer uma rotina;


2) Estabelecer um ambiente familiar acolhedor, compreendendo e acolhendo as dificuldades e frustrações da criança e dando suporte emocional;


3) Ambiente de estudos sem muita distração e estímulos controlados, com pouco barulho e evitando interrupções desprogramadas;


4) Controle de situações estressantes e apoio e estímulo familiar;


5) Reforço de progressos e aspectos positivos;


6) Acompanhamento com profissionais especializados.



Thaísa Cavalcanti | CRP 01/22276


Thaisa Cavalcanti Psicoterapia Infantil e Adolescente Orientação Parental Transtornos na Infância Psicologia Psicóloga Brasília Águas Claras Distrito Federal DF
Se precisar marcar uma consulta, me chame pelo WhatsApp (61) 9 9696-6236

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp psicologa brasilia aguas claras df taguatinga infantil adolescencia adolescente c
bottom of page