Como agir com uma criança ou adolescente que tenta cometer suicídio ou se automutilar?
- Thaísa Cavalcanti
- 22 de set. de 2021
- 1 min de leitura

Com o aumento do suicídio infantil é importante pensarmos primeiramente o que motivaria um adolescente ou uma criança a querer tirar a própria vida?
São muitos os fatores que podem estimular o comportamento suicida e não podemos reduzir a um único motivo. Mas é fundamental reconhecer que o desenvolvimento tecnológico transformou a maneira de se relacionar e trouxe novas dinâmicas para a vida. Jovens passaram a se isolar e necessitar de soluções imediatas para as questões que os afligem, buscando alegria constante independente de qualquer adversidade enfrentada.
É importante reconhecer que um primeiro cuidado com quem está em sofrimento é oferecer apoio, colo, carinho e ajuda para procurar um tratamento adequado, sem julgamentos.
Quando existem pensamentos e comportamentos auto agressivos, é sinal de algo está errado e precisa ser trabalhado enquanto família, entre pais e filhos. Acolha o sofrimento dos jovens e busque acompanhamento profissional para ajudar a atravessar esse momento da melhor forma.
Thaísa Cavalcanti | CRP 01/22276

Comments