O suicídio muitas vezes é resultado de conflitos internos que podem ser motivados por fatores como:
- Depressão: quando os sentimentos de solidão e tristeza são mais intensos, os problemas também passam a ter mais impacto negativo, gerando a sensação de não existirem soluções para questões adversas.
- Traumas Emocionais: após passar por situações de grande choque emocional, algumas pessoas podem ter mais dificuldade de lidar com a dor constante que não cessa e se sentir sem alternativas para os problemas da vida.
- Abuso de substâncias tóxicas: os vícios normalmente são desenvolvidos com a vontade de esquecer ou camuflar sentimentos e problemas. Aqui existe ainda o agravante do efeito dessas substâncias no cérebro, que favorecem ideias autodestrutivas.
- Problemas familiares e amorosos: questões familiares e problemas dentro de relações afetivas podem desencadear uma angústia excessiva e a sensação de não pertencimento, que desenvolvem sentimentos de incompreensão e abandono.
- Bullying: ao se sentirem mais inseguras e angustiadas após agressões verbais ou até mesmo físicas, algumas pessoas podem não mais encontrar alegria e motivos para viver.
- Diagnóstico de doenças: algumas pessoas podem ficar mais negativas e angustiadas ao saber de uma doença grave e mais limitante, sem ânimo e perspectiva de um futuro bom.
Busque fortalecer o vínculo afetivo com pessoas próximas e se mostrar presente para ajudá-las quando necessário.
Thaísa Cavalcanti | CRP 01/22276
Comments